Tem um frigorífico avariado que deixou de fazer frio?

A função de um frigorífico é congelar e refrigerar, de forma a conservar os alimentos, mantendo-os frescos e em boas condições para o seu consumo. Um dos sinais mais comuns de um frigorífico avariado é deixar de fazer frio.

Se o frigorífico deixa de refrigerar, deixa de conservar os alimentos que estão no seu interior, quer na parte da refrigeração, quer no congelador. Isto pode pôr em perigo a saúde de todos os que os venham a consumir.

Se verificar que o seu frigorífico não refrigera, analise primeiro o problema e tente algumas técnicas de despiste. Se nenhuma delas funcionar, deve então recorrer, o mais depressa possível, a um serviço de reparação de frigoríficos com credenciais firmadas no mercado.

Causas possíveis para esta avaria em frigoríficos

  • Falha de eletricidade

Quando o frigorífico deixa subitamente de refrigerar, a causa pode residir numa simples falha de eletricidade. Verifique a tomada e o respetivo disjuntor no quadro elétrico de sua casa. Certifique-se de que, tanto o frigorífico como o disjuntor, estão corretamente ligados e a funcionar.

Uma forma simples de fazer este teste é verificar se a luz do equipamento se acende normalmente ao abrir a porta. Se essa luz acender, a eletricidade não deve ser o problema.

Quero Reparar o meu Frigorífico >

  • Problemas no termóstato

Quando o frigorífico funciona, mas deixou apenas de refrigerar, tente verificar o termóstato no seu interior. Alguém o pode ter baixado demasiado, causando um aumento da temperatura, sem que tenha reparado.
Depois, confirme se as aberturas de refrigeração (no frigorífico e no congelador) estão desbloqueadas. Por vezes, alguns alimentos mal arrumados podem bloquear essas aberturas, impedindo assim o fornecimento dos fluxos do ar refrigerador.

  • Anomalias nas bobinas do condensador

Se o ar não fluir livremente através das bobinas do condensador, o frigorífico pode deixar de refrigerar. A presença de objetos por cima ou por trás do frigorífico podem reduzir o fluxo de ar necessário e devem ser removidos.
Deve sempre afastar ligeiramente o frigorífico da parede, caso esteja totalmente encostado. Se a situação não se alterar com estas correções, tente limpar as bobinas.

  • Avaria da ventoinha do condensador

Avalie o estado da ventoinha do condensador do seu frigorífico. A acumulação de pó pode retardar o seu normal funcionamento. Detritos maiores, como pedaços de lixo ou de papel, por exemplo, podem mesmo pará-la na totalidade, impedindo-a de desempenhar a sua função, fazendo com que o frigorífico avarie e deixe de refrigerar.

Frigorífico que não refrigera: um problema com muitas causas possíveis

Um frigorífico que deixa de fazer frio é um frigorífico avariado e exige uma reparação urgente. Se, depois de testar algumas causas possíveis, não encontrar uma resposta para esta situação será preferível entrar em contacto com um serviço credenciado de reparação de frigoríficos.

Pode contactar a AthinaSys através da linha de apoio 212 531 356, disponível entre as 09h00 e as 19h00. Damos assistência técnica 24 h por dia e reparamos frigoríficos das marcas: Indesit, Whirpool, Hotpoint, Ariston, Bauknecht, Bosch, Siemens, Candy, Electrolux, Zanussi, Liebherr, Míele, AEG, LG, Fagor, Samsung, IGNIS e Smeg.

Enquanto aguarda pela reparação do seu aparelho, disponibilizamos um frigorífico de substituição para minimizar transtornos.

Fale com a Assistência Técnica AthinaSys e informe-se sobre as condições do Serviço de Reparação de Frigoríficos.

Quero Reparar o meu Frigorífico >

Artigos Relacionados

Reparação de frigoríficos? É com a AthinaSys!

Todos sabemos que uma avaria num frigorífico é bastante constrangedora para as rotinas caseiras....
Ler Artigo

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Frigorífico avariado? Não acontece só aos outros.

Segunda-feira. Imagine que chega a casa depois de um extenuante dia de trabalho e, sem vontade de...
Ler Artigo
Logos Portugal2020