Exaustores: como evitar e reparar as avarias mais comuns

Saiba como resolver as avarias do exaustor para ter o ar e os móveis da cozinha sempre limpos

O exaustor é um aparelho eletrodoméstico de fácil utilização. À medida que aspira o ar e as partículas em suspensão na sua cozinha, filtra-as e devolve-as ao ambiente, tornando o ar mais limpo.

Ainda assim, de vez em quando, é natural que alguns problemas surjam e que o seu desempenho fique aquém do habitual. Neste artigo, iremos mostrar as avarias mais comuns dos exaustores. Vamos explicar, ainda, o que deve fazer para evitar e até solucionar alguns desses problemas.

As principais avarias do exaustor

É comum surgirem problemas nos exaustores. Felizmente, pode contar com os nossos técnicos especializados em reparação de exaustores para solucionar as mais diversas avarias. Mas antes de pedir ajuda profissional, saiba como evitar as avarias mais comuns que aqui resumimos.

1. A luz do exaustor não acende

Comecemos pelo mais básico e comum dos problemas: a lâmpada do exaustor está fundida.

Os exaustores, como os micro-ondas ou fornos, têm uma luz que acende quando começam a trabalhar. Às vezes a lâmpada não funciona, mas o motor continua a funcionar perfeitamente.

Deve começar por desligar o diferencial para que não chegue nenhuma corrente, retirar a lâmpada fundida e substituí-la por uma nova com as mesmas características e voltagem. 

2. O motor do exaustor faz muito barulho

Os exaustores absorvem partículas suspensas; geralmente gorduras libertadas pelos cozinhados. Essas partículas acumulam-se na parte superior e, se não forem limpas regularmente, podem entranhar-se no motor.

Se ao ligar o exaustor perceber que o aparelho faz muito barulho, verifique se o motor está limpo e livre de óleos. Caso esteja sujo, pode tentar desparafusar o motor e limpá-lo.

Se ainda assim não funcionar, será necessário substituir o motor por outro que tenha exatamente as mesmas dimensões e características, caso contrário o exaustor deixará de funcionar nas devidas condições.

Quero Reparar o meu Exaustor >

3. O exaustor não absorve o ar

Trata-se de uma das falhas mais complicadas do exaustor. Como o exaustor funciona sempre em alta potência, deve ligá-lo sempre alguns minutos antes de começar a cozinhar e deixá-lo a trabalhar por mais alguns minutos depois de terminar aquilo que estava a fazer no fogão.

Esta potência de funcionamento significa que, se ficar muito tempo ligado, as peças interiores podem deteriorar-se e o capô deixa de absorver o ar. Às vezes não se trata de uma deterioração total do motor, mas do desgaste de alguma peça.

Se o problema for esse, você pode optar por desmontar o motor e substituir a parte danificada, no entanto só deve passar a este procedimento se tiver certeza daquilo que está a fazer, pois desmontar um motor é uma tarefa que requer alguma experiência.

Poderá também trocar o motor inteiro por outro com as mesmas características e dimensões. Neste caso, é recomendável pedir a ajuda de um técnico especializado na reparação e instalação de exaustores.

4. O exaustor faz um ruído estranho

Pode ser que, ao ligar o exaustor, o diferencial faça um ruído estranho. Se o erro for temporário, pode ter entrado algum vapor que se condensou e se transformou em água, dando origem a algum curto-circuito. Neste caso, basta aguardar que o exaustor seque e verificar se o problema persiste.

Se o problema persistir, provavelmente os cabos estão com algum defeito, a ficha queimou com o uso ou os rolamentos do motor estão gastos e danificados.

Nestes casos, é necessário desligar a energia e verificar cuidadosamente onde está o problema. Uma vez identificada, a única solução é substituir a peça que não funciona bem.

No caso dos cabos ou da ficha, é relativamente simples e pode tentar fazê-lo você mesmo. Se o problema for mais grave e tiver, por exemplo, que trocar as bobinas, o melhor será chamar um profissional especializado, pois corre o risco de danificar o motor e deixá-lo irreparável.

Como manter o seu exaustor limpo

Como acontece com a maioria dos aparelhos, a manutenção e a limpeza regular são essenciais para evitar problemas e avarias no exaustor.

É importante limpar o exaustor depois de cada utilização. Após desligá-lo, limpe os filtros e a parte externa com um pano húmido para remover a sujidade da superfície.

Para que o ar circule adequadamente enquanto cozinha, e como já aqui escrevemos anteriormente, é necessário ligar o exaustor antes de começar a cozinhar e desligá-lo minutos depois. 

Limpar regularmente o exaustor vai ajudar a poupar dinheiro em eventuais reparações, bem como a manter o ar da sua cozinha mais limpo.

Se o problema no seu aparelho continua a existir, o melhor é contactar um serviço credenciado de reparação de exaustores.

Ligue já para o 212 531 356 e fique a conhecer o nosso serviço de reparação de exaustores. As nossas linhas de apoio estão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.

Quero Reparar o meu Exaustor >

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo

Assistência Técnica Hotpoint-Ariston 24 horas por dia?

24 horas por dia. Todos os dias da semana. Incluindo domingos e feriados. É desta forma que...
Ler Artigo