Avarias no micro-ondas: saiba quais são e como resolver

Algumas das principais avarias em micro-ondas podem ser reparadas pelo próprio e no local, mas outras necessitam de ajuda profissional. Neste artigo vamos explicar quais são as principais avarias em micro-ondas e como pode tentar resolvê-las. 

Principais avarias em micro-ondas

1 – O micro-ondas não liga

Várias causas podem estar na origem deste problema, desde logo, o fusível ou disjuntor do quadro de entrada de energia estar queimado ou desligado. Pode não haver eletricidade, a ficha estar desligada da tomada, ter um defeito ou até mesmo mau contacto. Outra causa pode ser a porta do micro-ondas não estar bem fechada.

2 – A importância do fusível

Em primeiro lugar, verifique se o microondas está ligado à tomada e se todas as suas ligações estão a funcionar corretamente. Depois, verifique o fusível. Por vezes, se a porta do micro-ondas for fechada com muita força, o fusível pode fundir-se, o que fará com que o micro-ondas não funcione.

3 – O painel de controlo acende, mas o micro-ondas não funciona

Nestes casos, é importante verificar se a porta do aparelho está bem fechada, se o tempo de cozedura foi programado ou se o botão de ligar foi accionado. É ainda importante saber se o forno foi programado com antecedência e se o código de segurança foi accionado.

4 – Faíscas requerem máxima atenção

Este sintoma pode significar uma avaria profunda no seu microondas, como tal, é necessário verificar se o utensílio utilizado é metálico ou contém partes em metal, se o alimento que está a aquecer está coberto por papel de alumínio ou embalado em papel reciclável, dois materiais que não devem ir ao microondas. Outra causa pode ser a utilização de utensílios inadequados ou o forno ter sido ligado vazio.

5 – Ruído significa problemas no aparelho

Experimente detectar se existem ruídos estranhos no aparelho, sobretudo um zumbido grave, que poderá significar que existem problemas com o gerador de corrente do microondas. Se confirmar este zumbido, o gerador de corrente poderá estar danificado e ter de ser substituído. Será então necessário chamar um serviço profissional de reparação de micro-ondas.

Reparação especializada de micro-ondas

Se não conseguiu resolver o problema do seu aparelho, o melhor é contactar um serviço credenciado de reparação de microondas.

Ligue para o 212 531 356 e esclareça as suas dúvidas com um dos nossos técnicos. Pode também preencher o formulário de reparação de micro-ondas e em breve entraremos em contacto consigo.

 

 

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo

Assistência Técnica Hotpoint-Ariston 24 horas por dia?

24 horas por dia. Todos os dias da semana. Incluindo domingos e feriados. É desta forma que...
Ler Artigo