Reparação de Frigoríficos: o seu frigorífico escorre água

Imagine chegar à cozinha e deparar-se com o seu frigorífico avariado, a escorrer água sem razão aparente. O que deve fazer? Limpar e esperar que não seja nada? Ou será melhor recorrer de imediato a um serviço de reparação de frigoríficos?

Um frigorífico avariado causa muitos transtornos, portanto é importante agir com rapidez e não adiar o problema. Acima de tudo, deve manter a calma, tomar algumas precauções de segurança e avaliar a situação antes de tomar qualquer atitude precipitada.

Quero Reparar o meu Frigorífico >

O frigorífico escorre água: o que pode ser?

Esta é uma das avarias mais frequentes em frigoríficos: o aparelho acumula água no interior que pode acabar por escorrer para fora. Isto pode significar um problema simples e de resolução rápida ou algo mais grave.

Todos os frigoríficos produzem água, tanto na forma de gelo como através de condensação. Se tudo estiver a funcionar corretamente, o próprio sistema conduz essa água até um reservatório, de onde acaba por evaporar de forma natural, por ação do calor do próprio aparelho.

Quando ocorrem falhas no sistema que lida com a produção e recolha dessa água, surgem problemas que podem levar a um frigorífico avariado.

Despiste as possíveis causas da avaria no seu frigorífico

Antes de mais, desligue o equipamento da corrente e seque toda a água, de forma a eliminar o risco de choques elétricos. Depois, pode avaliar a situação em segurança e tentar identificar a origem do problema.

Há 3 testes simples que pode fazer:

Verifique a linha de abastecimento de água

Avalie a linha de abastecimento de água e tente encontrar alguma fuga. Se encontrar uma fuga na válvula de entrada, bastará apertar as porcas de compressão para a eliminar. Se a fuga tiver origem no plástico ou no tubo de cobre, a sua substituição resolverá o problema.

Nivele o frigorífico

Confirme se o seu frigorífico está bem nivelado. Se o equipamento estiver inclinado, isso pode interferir com a correta drenagem da água, o que pode fazer com que transborde. Deve ajustar a altura de cada pé até nivelar devidamente o frigorífico e verificar se o problema persiste ou não.

Observe o tubo de drenagem

Quando o tubo de drenagem fica entupido, podem surgir fugas de água para dentro do compartimento interior ou no chão. Se o entupimento for causado pela formação de gelo, será necessário remover o painel e recorrer a um secador de cabelo, por exemplo, para derreter o gelo. Depois, pode usar um compressor de ar (ou mesmo soprar através do tubo) para se assegurar de que fica limpo e desentupido na totalidade. Limpe também o orifício de drenagem e tente perceber se a avaria se mantém.

Frigorífico avariado? Contacte a AthinaSys!

Se, depois de fazer estas verificações, não identificar ou não conseguir resolver o problema, contacte um serviço credenciado de reparação de frigoríficos.

Reparamos frigoríficos das seguintes marcas: Indesit, Whirpool, Hotpoint, Ariston, Bauknecht, Bosch, Siemens, Candy, Electrolux, Zanussi, Liebherr, Míele, AEG, LG, Fagor, Samsung, IGNIS e Smeg.

Dispomos de assistência técnica 24h por dia e podemos providenciar-lhe um frigorífico de substituição enquanto aguarda pela reparação do seu aparelho.

Quero Reparar o meu Frigorífico >

Artigos Relacionados

Reparação de frigoríficos? É com a AthinaSys!

Todos sabemos que uma avaria num frigorífico é bastante constrangedora para as rotinas caseiras....
Ler Artigo

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Frigorífico avariado? Não acontece só aos outros.

Segunda-feira. Imagine que chega a casa depois de um extenuante dia de trabalho e, sem vontade de...
Ler Artigo
Logos Portugal2020