Quais as avarias mais frequentes em micro-ondas

Esteja atento ao seu micro-ondas! Algumas das principais avarias em micro-ondas têm causas simples e podem ser resolvidas rapidamente e sem intervenção técnica especializada. No entanto, outros problemas necessitam de reparação profissional. 

O mais importante é ter atenção a sinais de anomalias, identificar as possíveis causas e resolver o problema com rapidez.  

 

Principais avarias em micro-ondas

  • O micro-ondas deixou de funcionar

Várias causas podem estar na origem deste problema, desde logo, um fusível queimado ou o disjuntor do quadro elétrico estar desligado. Pode haver uma falha de eletricidade geral, ou que afete a tomada do aparelho. Outras possibilidades são a ficha estar desligada da tomada ou ter um defeito ou mau contacto. Pode ainda ser um defeito na porta do micro-ondas ou simplesmente não estar bem fechada.

Em primeiro lugar, verifique se o micro-ondas está ligado à tomada e se não houve falha na eletricidade. Depois, verifique o fusível. Por vezes, basta que a porta do micro-ondas seja fechada com muita força para danificar o fusível, o que fará com que o aparelho não funcione.

 

  • O painel de controlo acende, mas o micro-ondas não funciona

Nestes casos, é importante verificar se a porta do aparelho está bem fechada, se o tempo de cozedura foi bem programado ou se o botão de ligar já foi acionado.

É ainda importante saber se o aparelho não terá sido programado com antecedência e se o código de segurança foi acionado. Todas estas situações podem estar na origem do problema. 

 

  • Surgem faíscas durante o funcionamento do micro-ondas 

Este sintoma pode indicar uma avaria profunda no seu micro-ondas, como tal, é necessário fazer cuidadosamente algumas verificações. 

Em primeiro lugar, lembre-se que nunca deve colocar no micro-ondas objetos em metal ou papel de alumínio. Confirme se usou algum recipiente ou utensílio que contenha estes materiais. Outra causa possível é o micro-ondas ter sido ligado vazio, por engano. 

Se não identificar a origem desta anomalia, deve contactar um serviço de assistência técnica a micro-ondas

 

  • Ruídos estranhos no micro-ondas podem ser problemas graves

Durante o aquecimento de alimentos, principalmente quando contêm gordura, é normal ouvir alguns estalidos. No entanto, ruídos fora do comum devem ser avaliados, porque podem estar associados a avarias graves no micro-ondas.

Se detetar um ruído contínuo durante o funcionamento do equipamento, parecido com um som de zumbido, poderá significar que existem problemas com o gerador de corrente. Nesse caso, será necessário chamar um serviço profissional de reparação de micro-ondas.

Reparação especializada de micro-ondas

Se tem um micro-ondas avariado e não consegue resolver o problema, o melhor é contactar um serviço credenciado de reparação de micro-ondas.

A linha de apoio AthinaSys está disponível entre as 09h00 e as 19h00 através do número 212 531 356. 

Reparamos eletrodomésticos dentro e fora do período de garantia das marcas Indesit, Whirlpool, Bauknecht e Ariston-Hotpoint. Fora da garantia fazemos reparações nas marcas Ignis, Siemens, Bosch, LG, Samsung, Miele, AEG, Fagor, Balay, Liebherr, Smeg, Zanussi, Candy e Electrolux.

 

Preciso de uma reparação de micro-ondas

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo

Assistência Técnica Hotpoint-Ariston 24 horas por dia?

24 horas por dia. Todos os dias da semana. Incluindo domingos e feriados. É desta forma que...
Ler Artigo
Logos Portugal2020