O frigorífico faz demasiado barulho? Pode estar avariado

Os frigoríficos podem fazer alguns ruídos, mas o normal é que seja um barulho suave, quase inaudível. Os ruídos habituais de um frigorífico são causados pelo seu funcionamento e podem ter origem no compressor, no motor da ventoinha do condensador ou no motor da ventoinha do evaporador. Todos estes equipamentos podem fazer algum barulho leve, que geralmente só se ouve se a casa estiver silenciosa.

Se verificar que o seu frigorífico aumentou o nível de ruído ou começou a fazer barulhos estranhos, não ignore o problema! Uma rápida intervenção pode evitar complicações maiores.

Quando um frigorífico começa a fazer demasiado barulho, isso não é bom sinal e pode indicar uma avaria. No entanto, antes de chamar a assistência técnica a frigoríficos, pode tentar identificar a causa do problema e solucioná-lo pelas próprias mãos, caso se trate de algo simples.

Quero Reparar o meu Frigorífico >

Origens possíveis do ruído em frigoríficos avariados

Alterações no normal nível de ruído do seu frigorífico podem ser sinónimo de avaria ou apenas resultar da acumulação de pó ou outros detritos nos seus componentes. O mais importante é não ignorar estas alterações e tentar perceber a sua causa.

Com o passar do tempo, a situação tende a piorar e um frigorífico que faz muito barulho pode tornar-se um verdadeiro pesadelo!

Existem algumas pequenas reparações, fáceis de efetuar, que podem resolver o problema do barulho no seu frigorífico. Antes de mais, é preciso identificar a origem desta alteração. Experimente desaparafusar a tampa traseira para ser mais fácil ouvir e perceber de onde vem o barulho.

  • Verifique o motor da ventoinha do condensador

Para isso, em primeiro lugar, necessita de remover a ventoinha antiga. Desaparafuse o ventilador e retire os fios. Deverá depois retirar o motor da ventoinha velha do seu suporte de montagem e substituir a ventoinha. Coloque a nova no suporte de montagem, volte a ligar os fios e aparafuse-a, de forma a que fique no local certo.

  • Examine o motor da ventoinha do evaporador

Primeiro, comece por soltar o painel de cobertura existente no compartimento traseiro do seu frigorífico. Depois, é necessário verificar o estado do motor. Limpe-o e verifique se foi o suficiente para eliminar os ruídos. Caso contrário, pode tentar trocar o motor. Basta retirar o velho e instalar a nova peça no seu lugar.

Quero Reparar o meu Frigorífico >

Barulhos do frigorífico? Contacte a AthinaSys!

Se ainda assim não conseguir identificar a fonte dos ruídos ou se o problema persistir mesmo depois das intervenções sugeridas, o melhor será contactar uma equipa técnica especializada na reparação de frigoríficos.

A AthinaSys repara equipamentos das marcas: Indesit, Whirpool, Hotpoint, Ariston, Bauknecht, Bosch, Siemens, Candy, Electrolux, Zanussi, Liebherr, Míele, AEG, LG, Fagor, Samsung, IGNIS e Smeg.

As nossas linhas de apoio estão disponíveis para si das 9h00 às 19h00, mas damos assistência 24h por dia, à hora que lhe for mais conveniente. Para além disso, podemos providenciar-lhe um frigorífico de substituição enquanto aguarda pela reparação do seu aparelho.

Entre em contacto com a Assistência Técnica AthinaSys.

Saiba mais sobre o Serviço de Reparação de Frigoríficos >

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Frigorífico avariado? Não acontece só aos outros.

Segunda-feira. Imagine que chega a casa depois de um extenuante dia de trabalho e, sem vontade de...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo
Logos Portugal2020