Máquina de lavar loiça avariada: como resolver os principais problemas

É muito comum o surgimento de avarias nas máquinas de lavar loiça. Saiba como identificar e resolver o problema antes de chamar um técnico especializado.

A máquina de lavar loiça é um dos eletrodomésticos mais comuns e mais resistentes nas nossas cozinhas, por isso, quando surge algum problema ou avaria, é relativamente simples perceber que algo não está bem. 

O período médio de vida deste aparelho ronda os 10 anos, no entanto, é normal que surjam sinais prévios de desgaste ao longo da sua utilização.

Apesar da garantia de um trabalho eficaz, pedir a ajuda de um técnico especializado nem sempre é a opção mais económica, pelo que muitas pessoas preferem reparar a máquina de lavar loiça pelas próprias mãos. 

Selecionamos uma lista com alguns dos problemas mais comuns nas máquinas de lavar loiça e algumas soluções possíveis para tentar resolvê-los antes de pedir ajuda técnica.

8 avarias comuns em máquinas de lavar loiça e como as reparar

1. A máquina de lavar loiça não liga

Comecemos pelo início e pelo que é, teoricamente, mais simples. Como qualquer outro eletrodoméstico, a máquina de lavar loiça requer uma fonte de energia confiável para funcionar. Se a máquina de lavar loiça não liga, pode não estar ligada corretamente à fonte de energia ou algum cabo de alimentação pode estar danificado.

Outra causa comum é o trinco da porta estar danificado. A máquina de lavar loiça não irá iniciar até que a porta esteja fechada corretamente e em segurança, pelo que algum problema com a porta impedirá o início de qualquer ciclo de lavagem. 

Se não houver problemas com a fonte de alimentação nem com a porta da máquina, o problema pode estar relacionado com os componentes eletrónicos do aparelho. Mas não desespere. Aquilo que é complicado para quem nada percebe de eletrónica é relativamente simples para um técnico especializado em máquinas de lavar loiça. 

Quero Reparar a Máquina de Lavar Loiça >

2. A máquina não seca a loiça

As máquinas de lavar loiça são projetadas para serem utilizadas com um abrilhantador líquido, o que melhora consideravelmente a secagem. O abrilhantador também impede a formação de gotículas de água, evitando assim manchas ou estrias na loiça durante o processo de secagem. 

Normalmente, a loiça não seca quando o filtro está obstruído com resíduos de comida. Para resolver este problema basta retirar os filtros e limpá-los. 

3. A máquina de lavar loiça tem uma fuga de água

Tenha em mente que uma boa limpeza à volta da porta e na zona de encaixe, bem como nas juntas da porta e do interior é essencial para evitar este problema. 

Caso a borracha isolante à volta da moldura da porta esteja suja ou danificada, a água pode sair para fora da máquina. Para resolver esta situação, poderá comprar uma nova borracha e tentar substituí-la. Mas, se a fuga for na parte de baixo da moldura da porta, a sua substituição poderá exigir a remoção da porta. Neste caso, o melhor será chamar a assistência técnica.

4. A máquina lava mal a loiça

Se os seus pratos ainda estiverem sujos após um ciclo de lavagem, há uma grande probabilidade de estar a pôr mais loiça que a capacidade da máquina.

Certifique-se que preenche apenas os espaços dos tabuleiro. Quando coloca demasiada loiça na máquina está a impedir que a água e o detergente façam o seu papel, isto é, alcançar e lavar homogeneamente toda a loiça. Se o problema persistir, verifique se está a utilizar o programa adequado e a dose certa de detergente. 

A ausência ou má regulação do sal regenerador e a quantidade de detergente podem ser insuficientes. Se mesmo assim a loiça continuar a sair suja da máquina, o melhor é contactar um técnico especializado em reparação de máquinas de lavar loiça.

5. A máquina não aquece a água

Uma máquina de lavar loiça torna-se inútil se não for capaz de aquecer a água convenientemente. Existem várias razões para a água não aquecer, mas muitas vezes o problema está diretamente relacionado com fatores externos à própria máquina, como por exemplo problemas relacionados com a caldeira ou com o esquentador.

Por este motivo, muitas vezes não há uma solução "faça você mesmo" para resolver os problemas relacionados com o não aquecimento da água da máquina de lavar loiça. No entanto, nem sempre o problema é um quebra-cabeça, por isso pode experimentar fazer reset ao aparelho e:

  • Retirar a ficha da máquina de lavar loiça, aguardar 1 minuto e voltar a ligar a ficha;
  • Verificar se existem tubos torcidos ou esmagados e se a torneira está completamente aberta. esta verificação é especialmente importante, se tiver movimentado a máquina;
  • Ligar novamente a máquina de lavar loiça, selecionar um ciclo adequado e iniciar.

Se o ciclo iniciar e funcionar normalmente, o problema foi resolvido.

6. A máquina de lavar loiça liberta maus cheiros

Este é um problema comum e bastante desagradável. A boa notícia é que é um dos mais fáceis de resolver. 

A primeira coisa a fazer é verificar se existe água acumulada do ciclo anterior na sua máquina de lavar loiça. Depois, é recomendável extrair o filtro e despejar os resíduos acumulados. Por fim, fazer programas de lavagem mais longos com produtos específicos e sempre com a máquina vazia. Se possível, repita o processo até os maus cheiros desaparecerem totalmente.

7. A máquina de lavar loiça faz ruído

Existem vários fatores que podem fazer com que a sua máquina seja um pouco barulhenta. Pode ter a ver com peças soltas ou gastas e loiça estar distribuída. 

Quando o programa terminar e depois de tirar a loiça da máquina, remova o tabuleiro inferior e olhe atentamente para o interior da máquina; pode, por exemplo, ter caído algum resto de comida mais pesado ou até mesmo algum talher.

Certifique-se também de que a sua máquina de lavar loiça está pousada sobre uma superfície nivelada. Se o ruído continuar, provavelmente o problema está na válvula de entrada da água. Como se trata de um problema mais técnico, é aconselhável pedir a ajuda de um profissional especializado em avarias de máquinas de lavar loiça.

8. A máquina de lavar loiça não tem água

Primeiro, verifique se há falta de água ou perturbações na rede. Depois disso, caso esteja tudo a funcionar perfeitamente com o fornecimento de água em sua casa, certifique-se se a torneira de entrada está aberta. Confirme também se o tubo de entrada de água está dobrado ou se o filtro da mangueira está obstruído. 

Caso não se trate de nenhum destes problemas, verifique a pressão da água com o serviço de abastecimento de água local, pois o problema poderá estar relacionado com a baixa pressão.

Embora algumas reparações de máquinas de lavar loiça possam ser feitas sem assistência técnica, há situações em que, para obter os melhores resultados, é necessário pedir o apoio aos melhores profissionais.

Para esclarecimentos adicionais e um serviço de excelência, entre em contacto com equipa técnica especializada em reparação de máquinas de lavar loiça.

Ligue já para o 212 531 356 e fique a conhecer o nosso serviço de reparação de máquinas de lavar loiça. As nossas linhas de apoio estão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.

Quero Reparar a Máquina de Lavar Loiça >

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo

Assistência Técnica Hotpoint-Ariston 24 horas por dia?

24 horas por dia. Todos os dias da semana. Incluindo domingos e feriados. É desta forma que...
Ler Artigo
Logos Portugal2020