Como escolher máquinas de lavar roupa?

Comprar uma máquina de lavar roupa é algo que deve ser pensada e planeada de acordo com as suas necessidades. Depois da aquisição, é importante seguir algumas boas práticas de utilização de forma a prolongar a vida útil do seu eletrodoméstico. Reunimos neste artigo alguns conselhos e breves explicações que podem ajudar a tomar uma decisão mais consciente e cuidar da sua máquina de lavar roupa da melhor forma.

Seleção e Aquisição de Máquinas de Lavar Roupa

Eficiência energética

A primeira etapa para o uso eficiente de uma máquina de lavar roupa é a escolha da marca e modelo. Neste sentido, o primeiro conselho é optar por uma máquina eficiente, em termos energéticos, ou seja, incluída na classe A+++ ou A++.

Para a aquisição do aparelho que mais lhe convém é importante ter em conta o número de pessoas do agregado familiar, a frequência das lavagens, se há ou não crianças, por exemplo.

Rotações por minuto

Alguns modelos de máquinas de lavar roupa permitem selecionar o número de rotações por minuto e adaptá-lo à estação do ano. Isto é importante porque, no Inverno, o número de rotações por minuto deve ser mais elevado para que a roupa fique com menos humidade, tornando mais fácil secá-la ao ar livre.

Níveis de ruído

Se a máquina de lavar roupa ficar perto da sala, dos quartos ou na cozinha, opte por um modelo com baixos níveis de ruído. Isto é aplicável também para quem prefere fazer as lavagens no horário noturno.

Manutenção de Máquinas de Lavar Roupa

Utilização e Lavagens

Uso de detergente

É importante recorrer a detergentes de boa qualidade e doseá-los de acordo com as recomendações do fabricante. Os detergentes em pó devem ser dissolvidos em água antes de serem colocados na máquina, para permitir melhores resultados, mesmo com água fria.

Separação da roupa

A roupa deve ser separada em função das suas características antes da lavagem e lavada com recurso a um programa adequado.

Carga da máquina

Preferencialmente, deve ser utilizada a capacidade máxima de carga da máquina. O excesso de carga não permite uma boa lavagem da máquina e estraga a cuba, obrigando a recorrer a um serviço de reparação de máquinas de lavar roupa.

Tarifa bi-horária

Quem tem tarifa bi-horária, deve utilizar a máquina de lavar roupa nas horas de vazio. Muitas máquinas já têm hoje um funcionamento programável.

Limpeza dos filtros

Outro bom conselho é limpar regularmente os filtros da máquina e utilizar produtos descalcificantes. Isto porque o calcário acumulado na resistência do equipamento aumenta o consumo de energia e dificulta atingir a temperatura desejada. E pode ainda provocar avarias dispendiosas, só ultrapassáveis com recurso a um serviço de reparação de máquinas de lavar roupa.

Período de férias

Quando se ausentar em férias, deixe a tampa da cuba aberta – para evitar a formação de odores – e desligue as ligações elétricas e hidráulicas.

Leia sempre o manual de instruções, pois contém informação útil para a correta manutenção da sua máquina.

Se tiver algum problema, recorra a um serviço profissional de reparação de máquinas de lavar roupa.

Evite adiar os seus problemas e resolva a avaria com a ajuda da AthinaSys!

Ligue para o 212 531 356 e conheça o nosso serviço de reparação de máquinas de lavar roupa.

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Frigorífico avariado? Não acontece só aos outros.

Segunda-feira. Imagine que chega a casa depois de um extenuante dia de trabalho e, sem vontade de...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo