Resolva os problemas mais comuns da sua máquina de secar

Roupa molhada, um programa que dura mais que o habitual, um filtro de cotão saturado. Estes são apenas alguns dos problemas mais comuns das máquinas de secar.

Secar a roupa nem sempre é uma tarefa fácil. Em dias quentes, basta estender a roupa na varanda ou num sítio com uma boa exposição solar. Mas os dias soalheiros não duram o ano inteiro. É por isso que as máquinas de secar roupa são uma das melhores invenções para os afazeres domésticos. E quando uma máquina de secar roupa avaria?

Por mais cuidado que se tenha, as máquinas de secar também avariam. Em muitos casos, tratam-se de pequenos imprevistos que podem ser resolvidos facilmente, sem a necessidade de chamar um técnico especializado.

Frequentemente, são pequenos erros que cometemos sem perceber e que interferem no correto funcionamento do aparelho. Mostramos-lhe alguns dos problemas mais comuns das máquinas de secar e algumas dicas para resolvê-los sem ajuda técnica.

Os 5 maiores problemas das Máquinas de Secar Roupa

  • A máquina de secar roupa desliga sozinha

Quando o motor da sua máquina de secar sobreaquece, é comum que o aparelho desligue automaticamente. Quando esse tipo de problema ocorre uma ou duas vezes, deverá reiniciá-lo. No entanto, quando o motor sobreaquece regularmente, o problema pode ser mais complexo. Nessas situações, o melhor é pedir ajuda técnica e contactar o serviço especializado em reparação de máquinas de secar roupa, evitando assim danos irreparáveis.

Deixar o problema arrastar-se, poderá levar a que o motor queime e que a única solução seja trocá-lo ou comprar uma nova máquina de secar.

As máquinas de secar podem tornar-se mais barulhentas que o normal por vários motivos, mas o mais comum é a presença de algum objeto solto no tambor. Verifique se há alguma moeda, caneta, atacadores ou até mesmo fones de ouvido no tambor da máquina. Por vezes, esquecemos de verificar os bolsos das calças, camisas e casacos.

Caso contrário, as outras possibilidades podem estar relacionadas com defeitos nos rolamentos, motor, rodas jockey, almofadas de feltro gastas ou uma imensidão de problemas relacionados com peças e acessórios do aparelho. Se for o caso, recomenda-se que chame um técnico para resolver a avaria da máquina de secar roupa o problema e instalar uma peça de reposição.

  • A máquina não seca a roupa

É muito comum objetos pequenos como moedas, canetas e roupa interior ficarem presos entre a cuba e o tambor, fazendo com que a máquina de secar deixe de cumprir a sua função, isto é, secar a roupa eficazmente. Por vezes, a secagem da roupa pode mesmo parar totalmente. 

Quando isso acontecer, abra o depósito da máquina e remova o objeto que está a impedir o normal funcionamento do aparelho. Se não conseguir encontrar a fonte do problema,é aconselhável pedir a ajuda de um técnico especializado.

  • O tambor da máquina de secar não gira 

Cada máquina (seja ela de secar roupa, lavar roupa ou lavar loiça) tem a sua própria capacidade. Se quiser secar uma maior quantidade de roupa na mesma ação de secagem, certifique-se que escolhe uma máquina com maior capacidade do tambor. Se continuar a ignorar esta “regra” e a sobrecarregar a sua máquina, acabará por ter problemas mais graves e, em alguns casos, irreparáveis.

Um dos sinais de uma máquina sobrecarregada é a incapacidade de girar ou agitar. Quando notar esse problema, ajuste a sua carga e volte a iniciar o programa. Encher demasiado a máquina também resulta numa secagem inadequada; as roupas vão continuar húmidas e engelhadas.

  • O tempo de secagem da roupa é mais longo que o normal

Antes de pensar nas questões mais técnicas e complexas, e no seguimento do ponto anterior, deverá verificar se ultrapassou o limite de peso e capacidade do tambor da máquina de secar.

Este problema também pode estar relacionado com a escolha incorreta do ciclo de secagem. Mesmo que a máquina funcione perfeitamente durante os primeiros tempos de utilização, mais cedo ou mais tarde o desempenho será insatisfatório e prejudicial para o aparelho. 

Se não tiver certeza de qual o melhor ciclo ou da quantidade de roupa adequada para a capacidade do tambor, consulte o manual da sua máquina de secar para obter mais informações. Por vezes, um pequeno ajuste pode fazer uma grande diferença.

Pequenos problemas nas máquinas de secar roupa de fácil solução

O painel de exibição está desligado e a tecla de início pisca:

Significa que o modo de economia de energia está ativado.

A roupa sai vincada e por vezes amassada:

Os vincos surgem quando a quantidade especificada de carga é excedida ou é selecionado o programa errado para determinado tipo de tecido. A tabela de programas contém todas as informações necessárias e merece uma leitura atenta.

Procure, ainda, remover a roupa imediatamente após a secagem, pois deixá-la no tambor pode causar os tais vincos indesejados.

A humidade do ar aumenta:

É necessária uma ventilação adequada do espaço.

A duração do programa muda durante a secagem:

Fique descansado, não é uma falha. Os sensores de humidade determinam a quantidade de humidade remanescente na carga e ajustam a duração do programa (exceto quando programa o tempo de secagem).

Corte de energia do secador:

Sempre que o programa de secagem for interrompido, deverá reiniciá-lo.

O secador é frio ao toque, apesar da secagem:

Também não é uma falha. O secador com bomba de calor seca com eficiência em baixas temperaturas.

O painel indicador da grade do condensador acende:

Limpe o filtro de cotão e selecione o botão iniciar.

Apesar de menos comuns, existem outros fatores causadores de mau desempenho e de avarias nas máquinas de secar. Se não tiver a certeza ou se não conseguir resolver o problema sozinho, o melhor é contactar um serviço credenciado de reparação de máquinas de secar.

Ligue já para o 212 531 356 e fique a conhecer o nosso serviço de assistência técnica e reparação de máquinas de secar. As nossas linhas de apoio estão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00.

Quero Reparar a Máquina de Secar Roupa >

Artigos Relacionados

Resolva os problemas mais comuns da sua máquina de secar

Roupa molhada, um programa que dura mais que o habitual, um filtro de cotão saturado. Estes são...
Ler Artigo
Logos Portugal2020