Avarias em máquinas de lavar roupa

Há algumas avarias que são bastante comuns em máquinas de lavar roupa. Uma das mais usuais é clássica: a máquina de lavar roupa treme, abana ou salta. O problema aqui poderá residir na falta de nivelamento dos pés da máquina.

Máquina de lavar roupa abana e treme

Tente colocar um medidor de nível sobre o tampo da máquina, entre os seus dois pés posteriores. Ajuste-os depois com recurso a uma chave de porcas múltipla. Repita este processo nos outros lados da máquina de lavar roupa, tendo em conta que, quanto mais baixos forem os pés, maior será a estabilidade do eletrodoméstico.

Entre as avarias mais comuns em máquinas de lavar roupa, contam-se igualmente os problemas relacionados com a centrifugação. No entanto, há pequenas anomalias que podem ser resolvidas rapidamente. Caso os problemas persistam, o melhor será  chamar um serviço de reparação de máquinas de lavar roupa.

Como despistar as avarias da máquina de lavar roupa

Se a sua máquina de lavar roupa apresenta problemas na centrifugação, experimente primeiro efetuar alguns pequenos testes ou despistes.

  1. As máquinas de lavar roupa efetuam descargas de água antes da centrifugação. A centrifugação não ocorre de forma correta se esta descarga de água não tiver lugar. Teste se o sifão ou a bomba de descarga estão a funcionar bem. Tente limpar a bomba de algumas impurezas que possa ter. Experimente limpar o tubo de descarga de alguma água residual que possa permanecer no tubo.
  2. A máquina de lavar roupa pode ter carga a mais. Nestes casos, o aparelho bloqueia a centrifugação, por forma a evitar uma vibração em excesso da máquina. Confirme se não colocou roupa a mais na sua máquina.

Pequenas avarias muito comuns em máquinas de lavar roupa

Outras avarias comuns em máquinas de lavar roupa podem ser resolvidas no momento e no local, dado tratarem-se de pequenas anomalias fáceis de despistar. Estes pequenos problemas no seu eletrodoméstico podem ser resolvidos sem ser necessário chamar o seu serviço de reparação de máquinas de lavar roupa.

As 3 avarias mais comuns em máquinas de lavar roupa:

  1. A máquina não sai da fase de carga e descarga de água

    • Confirme que o tubo de descarga não se desalinhou durante a instalação. A altura mínima de fixação do tubo é de 60 centímetros.
  2. A máquina de lavar liga, mas não lava

    • Pode tratar-se de uma interferência eletrónica, sendo necessário reiniciar a máquina. O aparelho pode não estar a introduzir água, sendo necessário verificar a torneira da água e o filtro da eletroválvula ou do tubo de carga. Confirme ainda se a porta está corretamente fechada.
  3. O ciclo de lavagem é mais longo do que o indicado

    • Os tempos indicados nos livros de instruções são meramente indicativos. Estes tempos variam conforme a temperatura da água, a temperatura ambiente, a tensão de alimentação, o tipo de carga e o respetivo peso.

Assistência técnica credenciada

Caso a avaria no seu eletrodoméstico persista, o melhor é contactar um serviço credenciado de reparação de máquinas de lavar roupa.

Ligue para o 212 531 356 e conheça o nosso serviço de reparação de máquinas de lavar roupa.

 

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo

Assistência Técnica Hotpoint-Ariston 24 horas por dia?

24 horas por dia. Todos os dias da semana. Incluindo domingos e feriados. É desta forma que...
Ler Artigo
Logos Portugal2020