Exaustores: conselhos para uma boa utilização

Ao longo de mais de 17 anos de trabalho, a equipa técnica da AthinaSys reparou, instalou e fez a manutenção de centenas de exaustores. Queremos agora partilhar a experiência que adquirimos através de dicas, sugestões e recomendações úteis que podem facilitar a sua vida e prolongar a vida útil do seu eletrodoméstico, evitando que recorra a um serviço de reparação.

Como evitar a reparação de exaustores

A melhor forma de evitar a reparação de exaustores é através da sua correta utilização. Escolher o equipamento mais indicado para as suas necessidades contribui também para evitar avarias desnecessárias. Vamos agora abordar alguns conselhos a ter em conta na hora de escolher um exaustor, bem como recomendações para a sua correta instalação.

Para outras dúvidas, contacte a nossa linha de apoio 212 531 35. Para assistência técnica, preencha o formulário de reparação de exaustores.

Como escolher o exaustor correto

Há diversos aspetos a ter em conta na escolha correta de um exaustor. Após a escolha do sistema e tipo de exaustão, é necessário optar por um exaustor que cubra toda a superfície do fogão ou placa de cozinha.

Para a escolha do exaustor mais indicado, é preciso ter em conta os seguintes fatores:

Fluxo da ventilação:

É importante optar por um exaustor que disponibilize um maior fluxo e eficácia na ventilação.

Duas ventoinhas:

Os exaustores de duas ventoinhas chegam para expelir todos os fumos e vapores da cozinha na hora de preparar as refeições: uma ventoinha de grande velocidade para quando estiver a cozinhar e outra de baixa velocidade e pouco ruidosa, para ser accionada depois de cozinhar.

Controlador de termostato:

Determinados exaustores contêm um controlador de termóstato. Este sensor de temperatura integrado liga a ventoinha de exaustão quando o fogão ou a placa ficam demasiado quentes.

Luzes de halogéneo:

Seleccione um exaustor com luzes de halogéneo, pois trata-se de uma excelente funcionalidade para quem cozinha de noite.

Temporizador de exaustão:

Alguns exaustores modernos contêm temporizadores de exaustão específicos, que permitem ligar e desligar as ventoinhas de exaustão depois de algum tempo.

Manutenção dos filtros:

Há exaustores com indicadores de manutenção dos filtros, uma boa funcionalidade para quem se esquece das tarefas de limpeza.

Conselhos para uma correta instalação

Ao instalar o seu exaustor, deve sempre ter em conta as especificações do fabricante. Neste sentido, a instalação de um exaustor deve ser efetuada entre 45 e 75 centímetros acima das fontes de calor. Estes intervalos vão permitir cozinhar e evitar que o vapor e os fumos oriundos das panelas e dos tachos quentes se escapem pelos lados.

A ligação com o exterior deve estar sempre desimpedida e deve evitar-se usar tubos com várias ligações, com o objetivo de maximizar o fluxo de ar. Os filtros do exaustor devem ser lavados ou substituídos de três em três meses, para que o equipamento esteja sempre em óptimas condições de utilização. Mais vale prevenir, por isso, siga as recomendações e evite a reparação de exaustores.

Estas e outras recomendações devem ser seguidas para uma correta utilização do seu exaustor. Em caso de avaria, é importante recorrer a um serviço de reparação de exaustores, realizado por técnicos certificados.

Ligue para o 212 531 356 e conheça o nosso serviço de reparação de exaustores.

 

Artigos Relacionados

Conheça as vantagens de reparar o seu eletrodoméstico na AthinaSys

A reparação de eletrodomésticos é uma área que se rege cada vez mais por processos certificados,...
Ler Artigo

Serviço de reparação de eletrodomésticos de excelência

Reparação de eletrodomésticos? Um dia pode precisar Esta é mais uma das situações que não acontece...
Ler Artigo

Assistência Técnica Hotpoint-Ariston 24 horas por dia?

24 horas por dia. Todos os dias da semana. Incluindo domingos e feriados. É desta forma que...
Ler Artigo
Logos Portugal2020